Início

Jogadores

Times

Entrevistas

18 de jun. de 2013

Protestos no Brasil são principal assunto na imprensa alemã

Saindo um pouquinho do tema "futebol", mas continuando na Alemanha, transcrevo aqui o trecho de uma reportagem muito interessante da DW:




Na cobertura das manifestações nas capitais, correspondentes europeus destacam irritação da população brasileira com a corrupção e os elevados custos da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

Na manhã desta terça-feira (18/06), as manifestações nas maiores cidades brasileiras foram o principal tema em alguns dos maiores sites de notícias da Alemanha, como Spiegel Online, Süddeutsche.de e Tagesschau.de.

"O Brasil vive uma das piores ondas de protestos de sua história", afirma reportagem desta terça-feira (18/06) publicada na página do canal alemão de notícias n-tv. O texto lembra que os protestos, que começaram devido a um aumento de preço de passagens, agora se dirigem contra a "corrupção e os gastos milionários do governo com os megaeventos".




A página do tablóide Bild, jornal de maior tiragem da Europa continental, noticia que "200 mil brasileiros foram às ruas", acrescentando que a "revolta contra injustiças sociais é grande".

Os protestos são destaque também no site Spiegel Online, um dos mais lidos da Alemanha. "Brasileiros se levantam contra festas esportivas milionárias", titula o site. Além dos gastos públicos com a Copa e os Jogos Olímpicos, a matéria cita ainda a inflação, a corrupção e as remoções forçadas por causa de obras de infraestrutura como motivos para as manifestações.

Já o site Tagesschau.de, de um dos maiores telejornais alemães, traz como manchete "A causa são 10 centavos". A matéria do correspondente de Buenos Aires comenta que os brasileiros protestam contra os elevados custos da Copa do Mundo, e que tudo começou "com um aumento em todo o país do preço da passagem do transporte público em 20 centavos, nem mesmo 10 centavos de euro". Segundo um manifestante citado na matéria, esses 20 centavos "foram a gota d'água".




Na presença online do conceituado jornal Süddeutsche Zeitung, um dos maiores da Alemanha, os tumultos brasileiros eram o principal destaque na manhã desta terça-feira, chegando ao alto de página. No subtítulo da reportagem, o diário sentencia que "mesmo para os brasileiros, fanáticos por futebol, os custos [da Copa] são elevados demais, e os políticos e dirigentes [esportivos] corruptos demais".

Brasileiros que moram na Alemanha também apoiaram as manifestações daqui:




2 comentários:

  1. Que bonito ver que estamos tentando mudar a realidade do nosso país. O mundo inteiro está falando da gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito legal ver pessoas em várias cidades do mundo apoiando o que está acontecendo aqui :D Por isso eu não podia deixar de falar sobre isso aqui

      Excluir

Mais recentes Início Início