Início

Jogadores

Times

Entrevistas

1 de jul. de 2011

Revelações de 2011: Lewis Holtby

Este é o terceiro post da série "jovens craques alemães".


Lewis Holtby - O jovem capitão

“Jogadores como Schürrle e Holtby do Mainz estão cada vez mais perto de uma vaga na seleção principal. É incrível ver o desenvolvimento atual deles no time.” Joachim Löw, treinador da Alemanha






A base do sucesso do pequeno Mainz 05 no início da temporada passada deveu-se principalmente a duas revelações desta última edição da Bundesliga: Lewis Holtby e André Schurrle. Eles impressionaram o país com o seu talento e agilidade dentro do campo. Mas a carreira do jovem jogador alemão começou bem antes, como iremos ver.

Lewis Holtby (esquerda) e André Schurrle no Mainz

Holtby é capitão das categorias de base da seleção alemã há 3 anos. Liderou o time na Copa do Mundo sub-20 do Egito em 2009, quando marcou 9 gols e deu 2 assistências. Porém, nesta época ainda se tinha dúvidas sobre o futuro internacional do jogador, já que Holtby tem a mãe alemã mas seu pai é inglês*. Embora tenha sido convidado diversas vezes a fazer parte da seleção da Inglaterra, ele preferiu defender as cores do país onde foi criado.



Do pequeno Aachen
Para o grande Schalke

O primeiro clube de Holtby foi o pequeno Alemannia Aachen, e a sua estréia profissional numa partida da Segunda Divisão alemã contra o St Pauli durante as férias escolares! em 5 de Dezembro de 2008, Holtby marcou o seu primeiro gol na Bundesliga, contra o Munique 1860. Ao voltar do Mundial no Egito (2009), Holtby transferiu-se do antigo clube para o Schalke 04.





Mas o jovem foi pouco aproveitado no Schalke e logo foi emprestado ao Mainz 05 em 2010, clube onde firmou-se na 1° Divisão Alemã. Titular durante a maior parte da temporada, foi neste ano que o jovem craque tornou-se conhecido por toda Alemanha (e pelos ingleses que lamentam por tê-lo perdido). 

Meio-campista ofensivo e meia-de-ligação, o técnico da seleção alemã Joachim Löw não pensou 2 vezes e logo chamou o garoto para a equipe principal, evitando assim que pudesse vir a defender a seleção principal da Inglaterra. Foi em um amistoso contra a Suécia que o jogador estreou pela seleção alemã, no final de 2010.


Holtby em sua estréia pela seleção alemã

Uma curiosidade é que no penúltimo jogo da temporada 2010/2011, Holtby jogou contra o Schalke 04 e ele foi o responsável pela vitória contra o seu clube atual, com 1 gol e 2 assistências (a partida foi 3-1)., porém por respeito o jovem não comemorou os gols. Aliás, nesta mesma temporada ele marcou 4 gols e deu 10 assistências. O número poderia ter sido maior se o garoto não tivesse ficado tanta semanas sem poder jogar por lesão, mas mesmo não balançando as redes, a velocidade que dava ao meio de campo do pequeno time já compensava bastante^^





Nesta temporada 2011/2012 o Schalke trouxe o jovem jogador de volta ao time. A esperança é que ele possa dar mais criatividade ao meio-de-campo dos Azuis Reais, que deixou muito a desejar no último ano. E voltando à seleção, depois daquele amistoso, ele só voltou a ser convocado em junho de 2011 por causa de seu compromisso com a  Alemanha sub-21, da qual é capitão.



Curiosidades sobre Lewis Holtby


  • Por sua origem inglesa, ele é torcedor do clube inglês Everton ( e põe torcedor nisso!).
  • Ele adoooora redes sociais como facebook e twitter, e não fica um dia sem usar. Também gosta de procurar vídeos dele feitos por fãs no youtube para comentar no facebook.
  • Holtby recebeu o prêmio Fritz-Walter em 2009 por sua boa atuação na equipe sub-19.
  • Holtby, Schürlle e Szalai tinham uma "banda" e chegaram até a tocar na TV alemã. Holtby era o vocalista, Schürrle o guitarrista e Szalai o baterista.


E Lewis não só tem cara de sapeca, ele é! Ele está sempre fazendo bagunça antes e depois dos jogos e arrumando alguma ocasião para cantar hahaha. Quem for ao facebook do jogador pode conferir o quanto ele é um cara divertido, estes são os links dele:

http://twitter.com/lewisholtby


Ufa! Fazer um post como esse não é fácil! :P


*Agradeço ao leitor pela correção^^


3 comentários:

  1. Parabéns, muito legal a matéria! Apenas uma correção: na verdade o pai do Holtby que é inglês e a mãe dele que é alemã. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muuuuito obrigada ;D
    Já vou corrigir^^

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria!
    O blog é ótimo!
    Parabéns Liz!

    ResponderExcluir

Mais recentes Início Início