Início

Jogadores

Times

Entrevistas

7 de jul. de 2011

Marcel Schmelzer - Perfil completo

"É fascinante ser um profissional fazendo o que eu mais amo." Marcel Schmelzer




Mas o BVB foi campeão mais jovem de todos os tempos em 2011 com uma defesa sólida e bem difícil de romper. E Marcel Schmelzer foi um dos pilares do muro montado pelo técnico Jürgen Klopp. E é ele mesmo que vamos conhecer um pouquinho melhor hoje.


Uma breve biografia


Marcel Schmelzer nasceu em 22 de janeiro de 1988 em Magdeburg, onde viveu até os 11 anos. Logo na infância, ele exibiu o talento para o futebol. Era estudante do Ginásio de Esportes Magdeburg e por isso sua carreira começou na própria cidade natal, no Fortuna Magdeburg. Em 2005, com 17 anos, foi levado para o time A-Juvenil do Borussia Dortmund. Em 2009 subiu para a equipe B do clube* e já no mesmo ano passou a integrar o time principal.



Em 2 anos, Schmelzer saiu da Liga Regional (4° divisão alemã) para ser titular no time campeão alemão de 2011. Sua estreia como jogador profissional foi no dia 9 de agosto de 2009 pela Copa da Alemanha contra o Rot-Weiss Essen. Na Bundesliga, ele fez sua estreia no mesmo mês, contra o Bayer Leverkusen. Pelo talento e dedicação demonstrados, Schmelzer foi convocado para a Eurocopa sub-21 de 2009, onde foi campeão com a Alemanha.


 A temporada dos sonhos

Desde 2005 o Signal Iduna Park é a casa de Schmelzer na Bundesliga

A temporada 2010/2011 foi um divisor de águas na carreira de Schmelzer. O jovem jogador se firmou como titular na lateral esquerda do Borussia, foi campeão alemão e foi convocado para a seleção alemã junto com outros talentos do time. O clube não perdeu tempo e já renovou com o atleta até junho de 2014. 

Schmelzer possui um excelente senso de posicionamento em campo e um alto poder defensivo. Apesar de não possuir técnica excepcional, ele compensa muito bem suas deficiências com pura determinação, luta e trabalho constante. Ele também é uma inspiração, sempre motivando o time (BVB) e poderia ser um bom capitão no futuro.


Schmelzer e a seleção 



Boa opção para a Alemanha? Há tempos a seleção precisa de um bom lateral esquerdo (na verdade, desde que o Lahm passou para o lado direito). Schmelzer tem a potencial para se tornar um trunfo para a defesa  alemã e parece provável que seja a opção de Joachim Löw. Na sua estreia pela equipe nacional, em um amistoso contra a Suécia (novembro de 2010), ele jogou os 90 minutos e foi bem firme na sua posição. Porém, nos últimos jogos, o jogador pareceu um pouco mais nervoso e cometeu alguns erros, e por isso a vaga ainda continua em aberto na seleção.





Um comentário:

  1. Gosto muito do Schmelzer, seria meu titular da Nationalelf na lateral esquerda, sempre defendi isso. Uma pena que quando teve a chance, não jogou muito bem. Mas acredito que ele precisa apenas de uma sequência de jogos para se firmar.

    ResponderExcluir

Mais recentes Início Início