Início

Jogadores

Times

Entrevistas

14 de jul. de 2011

Philipp Lahm - Capitão do Bayern e da Alemanha

        "Você não pode ultrapassar ninguém antes de vencer os seus próprio limites."
         Philipp Lahm






Lahm chegou ao Bayern de Munique aos 11 anos e só saiu de lá no empréstimo para o Stuttgart. Titular desde sua volta ao time, foi quatro vezes campeão da Bundesliga* e da Copa da Alemanha (o último título foi em 2010). Recentemente, Lahm conquistou a marca de 100 jogos consecutivos pelo time bávaro. Nem lesão, nem banco de reservas, nada pôde parar o jogador bávaro!

Mesmo não sendo tão badalado quanto outros craques do futebol europeu, Lahm sempre está presente na escolha da "seleção da Europa", do "time do ano" da FIFA e coisas assim. Mas não é difícil entender o porquê, pois quem já o assistiu jogar sabe que ele é um lateral incrível, como é dificílimo passar por ele e que além de seu alto poder defensivo, ainda sempre apoia o time com ótimas chegadas ao ataque.


O surgimento




É curioso, mas sua estreia no Campeonato Alemão foi pelo Stuttgart e não pelo Bayern. Por isso, apesar de ter jogado quase a sua vida inteira em Munique, percebemos o quanto os 2 anos fora do gigante alemão foram importantes para a carreira do jogador, pois apesar de lesão grave, Lahm já voltou à antiga equipe com um lugar garantido entre os onze e convocações regulares para a seleção.





E você sabe quem marcou o primeiro gol na Copa do Mundo de 2006? Isso mesmo, foi o Philipp Lahm, que na época era lateral-esquerdo. Foi aos 6 minutos contra a Costa Rica. O jogador foi indicado ao prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo no mesmo ano, mas perdeu para o italiano Cannavaro (talvez, se a Alemanha tivesse sido a campeã...). Na Eurocopa de 2008, Lahm começou na lateral direita mas de novo precisou voltar para a direita devido a necessidade do time. Ele também foi eleito o melhor jogador da semi-final contra a Turquia.


 
Philipp Lahm durante a Copa do Mundo de 2006


"Der Neue Kapitän"


Após a inesperada lesão de Ballack um mês antes da Copa do Mundo na África do Sul, Lahm foi escolhido como o novo capitão da seleção alemã, posto que ocupa até hoje. A experiência, a seriedade e a tranquilidade do jogador certamente foram fatores que pesaram na escolha. Na África do Sul mais uma vez o jogador foi fundamental à equipe: uma fortaleza na defesa e um apoio indispensável nas jogadas ofensivas pela direita.



O atual capitão da seleção alemã na Copa do Mundo de 2010


Hoje Philipp Lahm é apontado por muitos como o melhor lateral do mundo. Mas esta não era a posição de origem do jogador. Foi no Stuttgart, com o treinador Felix Magath que ele descobriu sua vocação na lateral. Apesar de começar na seleção como lateral-esquerdo, hoje ele joga na direita, posição de sua preferência. 


Philipp Lahm Foundation




Ao visitar a África do Sul após a Copa de 2006, Lahm ficou impressionado com a pobreza das favelas africanas. Por isso, desde 2007 o jogador tem uma fundação na África do Sul que promove e o esporte e a educação entre crianças pobres. Para ele, o esporte, especialmente o futebol, ensina valores sociais e valores que podem mudar a vida das crianças: responsabilidade, espírito de equipe, o fair play e o respeito às regras. No projeto, a garotada descobre que a educação pode dar-lhes grandes oportunidades e um futuro melhor.

Para quem quiser saber mais sobre o projeto, é só acessar o site do projeto (em inglês): 
http://www.philipp-lahm-stiftung.de/en/foundation.html


*Bundesliga: É como é chamado o Campeonato Alemão na Alemanha

2 comentários:

  1. Lembro q foi a primeira Copa que eu já tinha idade o suficiente pra saber o que eu queria... Ou seja, torcer para a Alemanha ;D.

    Dai no primeiro jogo vem um lateral baixinho, que eu nem conhecia ainda e... Faz um golaço *-------*
    nossa, nakela hora eu sabia q ele ia ser o meu lateral preferido por um bom tempo! E eh ateh hj xD (nao soh por sua velocidade e poder ofensivo, mas tbm pq o baixinho marca como gente grande ;P)

    Liz! Como vc mudou o icone botando essa bandeirinha da alemanha com um 'J'? tbm quero mudar no meu! ><

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião é o melhor lateral do mundo atualmente. Importantíssimo para a Nationalelf!

    ResponderExcluir

Mais recentes Início Início