Início

Jogadores

Times

Entrevistas

11 de out. de 2012

Toni Kroos: "Eu falo o que penso"




A pressão na seleção nacional é maior que a do Bayern?

Não, acho que não. É sempre o mesmo mecanismo: Quando você perde jogos como aquele contra a Itália e uma Euro não termina como um tem esperado, sempre há críticas.

A crítica veio de Uli Hoeness, presidente do seu clube, que criticou a preparação da seleção alemã.

Aqui nós temos condições que nos permitem a melhor preparação possível. Então nós, os jogadores, não devemos dar atenção a isso. Uli Hoeness tem o direito de dizer o que ele quiser.

Hoeness disse também que a seleção alemã precisa ser mais pressionada. Isso é verdade?

Essa discussão não teria acontecido se tivéssemos sido campeões europeus.

Mas você não é. 

Certo, eu sei. Mas é importante que podemos melhorar o nosso futebol para resolver as coisas nos impediram de ser campeões europeus. Esse é o ponto mais importante.






Você está surpreso que, quatro meses depois da Euro, o jogo com a Itália ainda domina a discussão sobre a seleção?

Um pouco. Mas como eu disse, é importante que aprendermos com aquele jogo.

Quais são as conclusões?

Nós ainda podemos melhorar o trabalho defensivo. Mas temos de ter cuidado ao analisar: não deve criticar base, que durante um longo período e também durante o torneio funcionou muito bem. Como uma equipe não são apenas pequenos passos para melhorar: marcar, roubar a bola, é aonde nós podemos nos tornar mais fortes. Atacar coletivamente como equipe, ainda podemos fazer isso de maneira mais inteligente. Temos que melhorar isso se quisermos ganhar um título.

O time não age como uma equipe?

Há maneiras diferentes de jogar, a maneira do Bayern, a maneira do Dortmund, a maneira madrilenha. Formar uma unidade de estilos diferentes é o objetivo. Fazer todos esses estilos se tornarem um.

Como deve ser o jogo da seleção: Mais como Dortmund ou mais como o Bayern?

Como a Alemanha. Basicamente, devemos nos organizar rapidamente e depois de perder uma bola, devemos recuperá-la logo nos primeiros segundos.






Isso soa um pouco mais como o Dortmund.

No entanto, em última análise, o estilo não é importante. É importante que nós ganhemos. E que todos os 11 jogadores pensem no futebol da mesma maneira.

Depois de anos de avaliações positivas sobre a seleção alemã, as críticas cresceram após a Euro. Este é o momento mais difícil da seleção desde que você passou a fazer parte dela?

Se você olhar para os comentários do lado de fora, então você pode ter essa impressão sim. Ficamos muito felizes com o terceiro lugar na África do Sul, até mesmo a torcida. Não é este o caso agora. As exigências claramente cresceram. E merecidamente, por causa da qualidade que temos na equipe. Apesar disso, não basta ir a um torneio e ganhar facilmente. Mesmo a recente vitória de 2-1 sobre a Áustria não foi perfeita, mas se eu não tivesse visto o jogo, e só tivesse lido e ouvido os relatórios, eu teria a impressão de que perdemos por 0-4. Nós não podemos mudar as exigências e expectativas externas, temos que enfrentá-las.

Você diria que os dois próximos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo, contra a Irlanda e Suécia, são um teste para a unidade da equipe?

Não. Estes são dois jogos importantes que queremos vencer.




Então, o clima na equipe é bom?

Sim, essa é a sensação que eu tenho. Mas é claro que é, por vezes, uma situação difícil, porque aqui na seleção, temos jogadores com qualidade incrível, então, se sentar no banco é complicado. Isso nem sempre é fácil de aceitar.

Após a Copa do Mundo, foi você reclamou na mídia que você não jogou muitas vezes. Você faria isso de novo?

Quando eu dou uma entrevista, eu digo a minha opinião. É claro que a resposta foi dura. Mas é parte do negócio, os jogadores dizerem a sua opinião, mesmo que às vezes seja desconfortável. Então, voltando à sua pergunta: provavelmente sim.

Você acha que você vai jogar contra a Irlanda na sexta-feira?

Estou em boa forma. Eu me esforço aqui, se eu vou jogar, eu não sei dizer.

De qualquer forma, os jogadores do Bayern estarão confiante nos próximos jogos, não?

Claro, tivemos um ótimo começo de temporada e a confiança é boa para nós. Isto é importante, porque assim tudo fica mais fácil aqui.


----------------------------------------

Alemanha x Irlanda

Nesta sexta, às 15h45 no SportTV 2


2 comentários:

Mais recentes Início Início